quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como Ler e Interpretar a Bíblia Sagrada?

A amor de Deus é paciente e tolerante
Muitas vezes nos deparamos com acontecimentos bíblicos citados ou comentados de maneira incorreta. Ler e relatar acontecimentos bíblicos não é difícil, mas tirar deles uma lição realmente edificante pode não ser tarefa tão fácil.

Para agravar, muitos ainda encaram a Bíblia Sagrada como uma coletânea de lendas. Isso as leva a interpretações e conclusões tendenciosas, que deixam muito a desejar.

Há também quem use os textos e passagens bíblicas para criticar a fé em Cristo e invalidar a autoridade divina do Livro de Deus. Eu também fui um desses.

Como castigo, hoje gasto muito tempo de minha vida tentando abrir os "olhos" daqueles que encontram "baboseiras na bíblia", tropeçando no texto sagrado. Nessas ocasiões, percebo o quanto Deus foi misericordioso comigo, tanto quanto foi com Saulo, o comandante das tropas em Jerusalém, principal perseguidor da Igreja de Jesus.

Dureza de coração
Como homem algum conseguia convencer o comandante Saulo sobre a Salvação que Cristo veio trazer ao mundo, o próprio Senhor Jesus (já ressuscitado) o confrontou na estrada de Damasco, cegando-lhe os olhos para poder falar-lhe ao coração. Como resultado dessa conversa pessoal com Jesus,
Saulo (grande homem em hebraico) foi transformado e seu nome mudado para Paulo(que quer dizer pequeno). Como Saulo, a maioria daqueles que lêem a Bíblia Sagrada enxergam apenas coisas "exteriores" e “aparentes”, quando deveriam ir mais fundo e questionar até mesmo suas próprias conclusões que, muitas das vezes, são precipitadas e tendenciosas. Some-se a isso o fato de que a humanidade nem sempre está aberta ao conhecimento espiritual da Palavra de Deus. Fecham a porta de seus “corações”. Por tudo isso, vemos quão complexo é o trabalho de Deus na vida de cada um de nós, suportando-nos em tantas faltas até que cheguemos ao conhecimento da verdade bíblica.

O respeito devido ao texto sagrado
Quando se lê a Bíblia Sagrada, devemos fazê-lo de forma imparcial e respeitosa. Afinal, a Bíblia Sagrada tem a fama de ser o Livro de Deus. E realmente o é. Mas não para todos. Afinal, a fé não é de todos. A fé brota do coração enquanto as análises e conclusões humanas são fruto da mente e do raciocínio, e são influenciadas pela cultura acumulada em cada um.

Por que respeitar a Bíblia Sagrada?
Primeiramente por ser ela o único livro dado por Deus deu à humanidade e porque nela está revelado todo o plano estabelecido pelo Criador para sua(e nossa) Salvação.
Digo isso como meu dever particular de, como pastor, levar o Evangelho ao mundo inteiro. E você, leitor, é parte desse mundo. Você deve saber que Deus também o ama, como me amou, mesmo quando eu ainda agia de modo contrário a Ele.

Tolerância divina
Mas digo isso: Deus também sabia que eu era sincero naquilo que dizia, mesmo quando ia contra a Bíblia. O comandante Saulo também era sincero quando se recusava a crer que aquele Jesus havia ressuscitado e era o Messias de Israel. Ele simplesmente estava manifestando a sua crença naquele momento de sua vida. Mas chegou o dia em que tudo mudou e ele encontrou com Jesus de uma forma toda especial e saiu desse encontro como o maior dos Apóstolos da Bíblia Sagrada.

Como Paulo se converteu?
O futuro apóstolo Paulo era, até então, chamado Saulo. Ele ia pela estrada de Damasco com seus soldados, com ordem de perseguir, aprisionar (e até matar) os crentes da época. Mas ele não sabia que  -naquela estrada- se depararia com uma autoridade maior: Jesus Cristo. Eu mesmo, caro leitor, encontrei um dia com Jesus na estrada da vida. Nesse dia me arrependi de tudo que falei e que fiz contra a Bíblia Sagrada, contra Jesus Cristo, contra a fé e contra os crentes verdadeiros.

Hoje vejo o quanto Deus é paciente, suportando pessoas assim por anos a fio. Mas Deus que, para todas as coisas tem um tempo determinado, aguarda com paciência a ocasião oportuna. Por isso, devemos, com paciência, suportar afrontas, tanto pessoais, quanto contra a Bíblia Sagrada. Pode ser que, a qualquer momento, Jesus toque o coração do incrédulo e do contradizente de uma forma mais intensa e ele venha a encontrar a verdade onde antes via apenas "absurdos".

Convencidos por Deus
Saulo, naquela estrada, foi convencido pelo próprio Espírito Santo de Deus. Sem isso, Saulo continuaria perseguindo e destruindo cristãos. Mas tudo pode mudar num instante se Jesus entrar em seu caminho e lhe falar ao coração. Aprendi a jamais condenar aqueles que criticam a fé cristã e a Bíblia Sagrada. Antes, as críticas são oportunidades de evangelização que não devem ser perdidas. A palavra de Deus, bem exposta, tem o poder de transformar até o mais vil pecador. Bem pode ser que, amanhã, tal pessoa também encontre Jesus na estrada da vida e lhe fale ao coração de uma maneira que homem algum poderia falar.
Se esse é o seu caso, Jesus te abençoe poderosamente para que isso aconteça o mais breve possível, pois os tempos se findam e a porta da Salvação pela Graça segundo o Evangelho em breve se fechará.

Meu testemunho
Creio que já dei o meu testemunho e cumpri meu trabalho diante de Deus e diante dos homens. Cada um use do livre arbítrio que Deus lhe deu e conclua o que quiser concluir em relação ao Livro de Deus. 
Todavia, alerto a todos que estão perdendo o melhor da Biblia ao diminuírem seu valor, ao discutirem pontos do Antigo Testamento ou se aterem a fatos históricos que nada edificam, principalmente se evidenciados com o objetivo de destruir a fé e denegrir o Evangelho de Cristo

O melhor da Bíblia Sagrada
O melhor da Bíblia é que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu era um deles. Hoje, sou parte da Igreja de Jesus Cristo e posso alertar outros que ainda seguem o caminho da incredulidade que eu segui no passado, combatendo contra Deus, para que se convertam. Não há vitória na luta do homem contra Deus. Deus sempre vencerá.
Mas não ignoro que a Bíblia deve operar um milagre pessoal, onde a transformação vem de dentro para fora, começando pelo coração humano.
Quando a semente da Palavra de Deus encontra terra boa, ela germina... cresce... e produz bons frutos que são agradáveis a Ele.
Quando ela não germina, o ser humano continua morto diante de Deus.
Foi para isso que Jesus veio: para nos dar vida; e mais do que vida física: uma nova vida, espiritual, abundante e repleta de fé, bênçãos e entendimento.
Deixo a semente da fé, na esperança que germine em algum coração.

Agora que a semente está plantada, oro a Deus que envie alguém em sua vida para regá-la e, uma vez nascida, lhe conceda o devido crescimento na Graça e no conhecimento de Jesus Cristo como seu Salvador pessoal(2º Pedro 3:18).

Leia a Bíblia com fé. Fé não exige prova. Fé é certeza que brota do coração e não da mente.

Do irmão em Cristo,

Pr. Wagner Cipriano


Um é o que planta, outro o que rega, mas somente Deus pode dar o crescimento
1º Cor 3:7

Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.