sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fanatismo, martírio, autoflagelo e crucificação

Nas Filipinas, país de maioria católica, a Semana Santa é marcada por fanatismo: martírios, autoflagelos e, pasmem, crucificações. Fanáticos religiosos praticam autoflagelação e "crucificam uns aos outros, como um ato de fé, para sentir na pele o que Jesus sentiu a caminho da cruz".
Na cidade de São Pedro Cutud, centro extremista dessa devoção, instrumentos com metais e cacos de vidros são usados nos rituais dos quais somente os homens participam há 50 anos. As mulheres e crianças os ajudam a cumprir a dolorosa demonstração de fé, que ocorre na Semana Santa. Grupos se revezam dia e noite na prática da autoflagelação. Muitos caem durante a sofrida tragetória, demostrando pleno esgotamento físico. Eles fazem isso para sentir a mesma dor que Jesus sentiu a caminho da cruz. Os devotos acreditam que esta é uma maneira de purificação da alma...
...Em outro ponto da cidade, os devotos se preparam para o maior desafio de suas vidas, que envolve martírio, dor e fé. Carregando as cruzes pela rua, eles sabem que, ao final da jornada, haverá a crucificação. O ritual parece encenação até que eles começam a ter suas mãos e pés martelados com cravos numa cruz... (Leia a notícia aqui)
O autoflagelo
Esse costume milenar sempre foi proibido por Deus. Quando o profeta Elias desafiou os profetas (falsos) de Baal, viu que tinham o mesmo costume dos pagãos, de se ferirem e mutilarem no intuito de alcançarem resposta ou atenção divina: ...eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si. 1 Reis 18:28 
O endemoninhado gadareno, dominado por uma legião de demônios,  noite e dia andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas - Marcos 5:5. O diabo sempre aprova e incentiva práticas que Deus reprova. O diabo é especialista em acrescentar uma aura de "religiosidade" às tradições pagãs. É seu prazer contemplar o ser humano errando, desafiando, desobedecendo, decepcionando e afrontando a Deus. Ele senta, ri e aplaude.
O autoflagelo é, portanto, incompatível com o conceito  bíblico do homem renascido, que se torna "templo de Deus", cheio do Espírito Santo e dotado de entendimento e sabedoria bíblicos para se desviar de toda aparência do mal. 

Religiosidades vãs
O autoflagelo, como muitas outras práticas pagãs, foram herdadas dos povos antigos e permanecem até o dia de hoje entre os que não se guiam e nem se estribam na Palavra de Deus. Onde não há conversão a Jesus, as trevas permanecem marcando como "discípulos de religiões pagãs" todos quantos praticam obras inúteis e vãs, seguindo rituais e tradições de homens.

Cristãos nominais são carnais
Bem diz a Bíblia Sagrada que o homem se dá a conhecer por suas palavras e por seus atos: Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Mateus 7:16
Há muitos que se dizem "cristãos" mas o são apenas no nome, não nos atos, não nos ensinamentos, não na prática, não no entendimento. Tanto isso é verdade que fazem o que Deus jamais pediu e até mesmo aquilo que Ele reprova e condena. Se tais religiões fossem dirigidas pelo Espírito Santo e Sua Palavra e não pelo homem, jamais cometeriam tais equívocos, visto que o autoflagelo é condenado pela Bíblia Sagrada. Nenhum sacrifício físico há que torne a humanidade merecedora da atenção divina. O que Deus quer é arrependimento, mudança de vida e de pensamentos:

Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Isaías 55:7 

A "Mensagem da Cruz"
E o diabo aplaude esses desvarios promovido por religiosidades vãs, fruto de mentes carnais e não-espirituais, pois através desses espetáculos, o sacrifício de Jesus torna-se algo como que banal e sem expressão. A mensagem da cruz é diminuída num teatro onde homens se torturam inutilmente e que só empobrece as almas que assistem a tudo. As Escrituras aconselham a olhar, não para os homens, mas para a "mensagem da cruz", onde Deus está em Jesus Cristo tentando reconciliar esse mundo louco consigo mesmo, perdoando seu passado, para nos dar um novo futuro: 
Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

Que Deus abençoe a todos com entendimento, um dom exclusivo do Espírito Santo.




Siga-nos no Twitter Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

Um comentário:

  1. A FALTA DE COMPREENSÃO DA MENSAGEM DA CRUZ Soma-se mais um ano de insanidades ao povo filipino. Povos que interpretam as Escrituras Sagradas de forma completamente carnal ainda estão em densas trevas. Essa religiosidade é vã e pagã e por elas não se alcança nenhum mérito perante Deus. Falta-lhes entendimento, para que percebam que a nenhum homem pode imitar o sacrifício de Jesus. É um sacrilégio. O sacrifício da Cruz nos foi dado para que entendamos: Eis aí o Cordeiro de Deus, que apaga o pecado do mundo. Quando cremos pela fé que o seu sangue foi derramado em lugar do nosso, Jesus pode nos purificar dos nossos pecados passados e nos dar uma consciência sadia, viva e eficaz, para viver dali em diante com sabedoria e entendimento. O sangue que nos purifica de todo o pecado é o sangue de Jesus. Derramar o nosso próprio sangue não tem eficácia alguma, mas mostra a todos como a humanidade não compreende a mensagem da Cruz. E o pior de tudo é que as mídias, que nada entendem, chamam a tais pessoas de "cristãos". Coisa de falsas religiões que não alcançam a luz do entendimento. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça a Palavra de Deus. - Pr. Wagner Cipriano (comentário bíblico publico em http://noticiario-evangelico.blogspot.com.br/2012/04/pascoa-celebrada-com-crucificacoes.html)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
Cultura Evangélica, Revista Eletrônica de Wagner Cipriano da Silva é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
Based on a work at culturaevangelica.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://wagnercipriano.blogspot.com/.